sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Origem do nome

Atualizado em 21 de setembro de 2016.

Quantas vezes você viu um croqui ou soube o nome da via que estava escalando e perguntou/pensou: Que nome estranho/engraçado/interessante; ou; Oque levou os conquistadores a batizarem essa via assim?

Essa postagem servirá pra solucionar/esclarecer algumas dessas questões e também para perpetuar algumas lendas.

Haverão atualizações para acrescentar mais histórias de vias, mas sempre preservando nomes e situações para que não haja nenhum tipo de inconveniência ou constrangimento.

Textos: Éver ⅍

_________________________________________________________________________

Local

Cotiporã/RS | Marins | Setor Principal

Conquistadores

Éver Somensi | Ivan Ferronato

Nome da via

O Ateu

Origem

Conquistada em um final de semana qualquer entre março e junho de 2004, essa linha já estava nos planos desde o ano anterior mas foi deixada de lado para a abertura de linhas mais acessíveis. Então na data citada, finalmente partimos em um grupo, alguns para escalar e eu e o Ivan para abrir a via. No sábado os trabalhos transcorreram normalmente e durante a noite um outro grupo de conhecidos (não escaladores) juntou-se a nós no acampamento. A confraternização acontecia tranquila e alegre até que em algum momento esta harmonia findou repentinamente, iniciou-se uma discussão calorosa entre duas pessoas de religiões distintas sobre o tema. O silêncio que imperava nos demais refletia o quão desconfortável e inútil era a situação. Tratei com indiferença o caso e resolvi focar meus pensamentos na via e no trabalho do dia seguinte. Quando em um flash criativo (ou não) surgiu a ideia. Olhei para o Ivan e disse: -Tenho uma sugestão para o nome da via: O Ateu. Uma sonora gargalhada coletiva, o consentimento do co-autor e estava batizada a via.

OBS

Em outubro de 2013 a via foi estendida em ±8 metros e finalizando no grande teto.

_________________________________________________________________________

Local

Farroupilha/RS | Salto Ventoso | Setor Cascata

Conquistadores

Cristiano Liviera | Ivan Ferronato

Nome da via

Sorvete Seco

Origem

Em um sábado qualquer de 2001, uma galera do Leão Gropo se deslocou para o Salto Ventoso para escalar e a dupla Cristiano e Ivan para abrirem a via em questão. E como acontece sempre nessas ocasiões, o papo furado rolou solto e as risadas fluíam como as águas da cascata. Duvido que alguém lembre em qual contexto que surgiu o Sorvete Seco, mas todos os presentes naquele dia devem lembrar que uma pessoa revelou que não conhecia o tal doce, para o espanto geral. Após um breve período de bullying, a conversa seguiu o sua ordem caótica e o assunto pareceu morto. Os trabalhos na via foram adiados para o dia seguinte pois furadeira ainda era um artigo de luxo. Domingo, todos de novo para concluir seus projetos. O último cidadão a chegar, vinha descendo a trilha com uma caixa suspeita em mãos e claro, vocês já devem adivinhar o que continha nela e o assunto voltou à tona e monopolizou a tarde, o lanche e obviamente a via.

OBS

As chapeletas caseiras foram substituídas por homologadas em 20 de agosto de 2013.

_________________________________________________________________________

Local

Cotiporã/RS | Marins | Setor Principal

Conquistadores

Ivan Ferronato | Paulo Teixeira

Nome da via

Eclipse

Origem

Não sou conquistador da via mas posso atestar a origem do nome com autoridade pois estava lá. A via foi conquistada no final de semana, dias 8 e 9 de novembro de 2003. Durante a noite, contemplados por um Eclipse total da Lua, não houve muita dificuldade para eternizar o momento.

OBS

1º Originalmente a linha proposta seguia fielmente as proteções e a graduação sugerida 8c, mas como de regra a linha da via é a linha mais fácil, justifica-se o porquê da 4ª e 5ª proteções estarem distantes para proteger.

2º Uma queda no crux sem estar protegido pode ser tensa (termo sutil para dizer perigosa), a possibilidade da aterrissagem em um bloco entre a 2ª e 3ª proteções; à esquerda; deve ser considerada. Por isso é recomendado equipar a via pelo VIsup à esquerda que possui a parada comunitária com a Eclipse, no lance citado (abaixo do tetinho) proteja com uma costura longa, no mínimo 50 cm.

_________________________________________________________________________

Local

Farroupilha/RS | Salto Ventoso | Setor Novo

Conquistadores

Leomar 'Panda' Paese | Éver Somensi

Nome da via

25 centavos

Origem

Após muitas proteções batidas pelo método clássico, em 2002 o Leão Gropo adquiriu uma furadeira. No dia 18 de agosto do mesmo ano, estreamos a ferramenta no último e disputado pedaço de rocha escalável no Setor Novo do Salto Ventoso. Na descida da trilha, rolou uma piada (que não se pode contar na presença de crianças) e o auge da trama é exatamente uma moeda de 25 centavos. Mas isso é mera coincidência e não tem nenhuma relevância. Durante a conquista, deixei cair a furadeira de uma altura de 7m com a famosa desclipada de costura e milagrosamente, além de não acertar o amigo, a queda foi amortecida por uma moita e não houve avarias, para meu alívio. A via foi concluída sem maiores problemas, com exceção de uma corda aposentada. Indo embora no final do dia, ainda sem definição do nome da via, encontro uma moeda daquele valor e então fizemos o balanço do dia: (furadeira salva) - (corda destruída) = via concluída + 25 centavos. Lucro!

OBS

A via ficou interditada aproximadamente 10 anos por causa de um enorme vespeiro. Mas em 2014, eu acho, o mesmo foi abandonado e a escalada na via está liberada embora a vegetação tenha tomado conta da parte final.

_________________________________________________________________________

Local

Cotiporã/RS | Marins | Setor Mirante

Conquistadores

Éver Somensi | Luís Barboza

Nome da via

Touro Sentado

Origem

Via em homenagem a um grande amigo que sofreu um acidente de parapente. Durante todo o período de recuperação as boas notícias de sua evolução corriam diariamente em um grupo de Whatsapp, que bombava 24hs com orações, boas vibrações e energias positivas de várias partes do mundo. O amigo convalesceu de forma surpreendentemente rápida, num exemplo de superação e força inigualáveis (força esta que foi comparada com a de um touro). Quando chegou a notícia de que finalmente ele havia deixado a cama, foi uma emoção geral, uma alegria contagiante e então surgiu o termo "o touro está sentado". Pouco tempo depois, já estávamos contando com o carisma e humor do nosso irmão novamente em nossas vidas.

OBS

A via foi conquistada em 1º de dezembro de 2015 e receberá uma extensão denominada "Touro voando sentado", bem sugestivo, não acham? Atualizando: Extensão conquistada em duas etapas em 02/07 e 18/09/2016.

_________________________________________________________________________

Envie a história do nome da sua via!

_________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário